CRECHE

     

A primeira infância é muito importante e complexa, requerendo grande coordenação das diversas variáveis presentes no processo de crescimento e desenvolvimento da criança. Desde o estabelecer de laços afectivos entre a criança, a sua educadora e a sua auxiliar de educação, até ao desenvolvimento dos mais diversos aspectos da sua personalidade, passando pela criação de estímulos motores e cognitivos, tudo são etapas de primordial importância.

É por isso que na Creche Casa da Criança trabalhamos para proporcionar às crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 36 meses, todas as condições que lhes permitam adquirir princípios, como a convivência social, o respeito, a independência, a auto-estima, a imaginação e muitos outros valores que marcarão o seu percurso pela vida. Por isso, proporcionamos um conjunto de espaços com luminosidade, cor, som ambiente, climatização e revestimentos da mais elevada qualidade, tornando os ambientes acolhedores, seguros e agradáveis.

Na Creche há três salas de actividades: Sala Berço, Sala 1-2 anos e Sala 2-3 anos.

A Sala Berço integra crianças dos 3 aos 12 meses, nela se encontrando, permanentemente, duas ajudantes de acção educativa, com apoio pedagógico de uma educadora de infância. Esta sala, com capacidade para 10 crianças, tem um espaço educativo, um dormitório, uma copa e um fraldário.

A Sala 1-2 anos acolhe crianças desde os 12 aos 24 meses, tendo capacidade para 14 crianças. Nesta sala estão, permanentemente, uma educadora de infância e uma ajudante de acção educativa. Ao lado da sala está uma casa de banho, com muda fraldas, sanitas e lavatórios.

A Sala 2-3 anos tem capacidade para 18 crianças, com idades compreendidas entre os 24 e os 36 meses. Esta sala é bastante ampla, tendo incorporada uma casa de banho, com muda fraldas, lavatórios e sanitas. Permanentemente, na sala estão uma educadora de infância e uma ajudante de acção educativa. Além do trabalho pedagógico elaborado pela educadora ao longo do ano, as crianças desta sala usufruem de aulas de Educação Física e de Educação Musical, cada uma com o respectivo professor.

As salas 1-2 anos e 2-3 anos têm duas áreas em comum: o refeitório, onde as crianças almoçam e lancham, e o dormitório, onde fazem a sesta.