A Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida é uma instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos.
Foi instituída, por via testamentária, pelo Dr. João Alexandre Ferreira de Almeida, natural da cidade da Guarda, falecido em 14 de Janeiro de 1997.
Conforme desejo do instituidor, a Fundação tomou por patrono José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, filho único do Dr. João de Almeida, falecido em 9 de Fevereiro de 1961, com a idade de 24 anos, na Guiné, onde se encontrava a prestar serviço militar.
A Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida foi constituída por escritura lavrada no Cartório Notarial da Guarda e exarada a fls. 101 e 101v.º do livro de notas para escrituras diversas n.º 65-G.
Foi reconhecida por despacho de 17 de Março de 1998 do Secretário de Estado da Inserção Social, e o respectivo registo lavrado em 30 de Março de 1998 pela inscrição n.º 12/98, averbamento nº3, de 05/06/2015, a fls. 149 verso e 150 do livro n.º 5 das Fundações de Solidariedade Social, conforme publicação no Diário da República – III Série, n.º 95, de 23 de Abril de 1998.
A Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida tem a sede no prédio que foi casa de habitação da família do instituidor, sito na Rua da Torre, n.º 30, 6300-768, GUARDA.

FINS DA FUNDAÇÃO:

Constituem fins da Fundação:
•O apoio a crianças e jovens;
•A protecção dos cidadãos na velhice e na invalidez e em situação de falta ou diminuição de meios de subsistência;
•A realização de e o apoio a iniciativas de educação e formação e de promoção da cultura, em particular as dirigidas à juventude;
Para dar concretização às actividades que considerou prioritárias, a Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida construiu a Casa da Criança, na cidade da Guarda, Rua Francisco de Passos, n.º 74, 6300-558 (Sítio do Torreão), que funciona, desde 2009, com três respostas sociais: Creche Casa da Criança, Jardim-de-Infância Casa da Criança e Centro de Acolhimento Temporário para crianças em situações de risco (Refúgio Ana Luísa). Actualmente, na Casa da Criança funciona, também, uma Cantina Social.
Como espaço aprazível de recreio para os utentes da Casa da Criança, a Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida dispõe da Quinta do Pombo, sita no arrabalde norte da cidade da Guarda.
As respostas sociais da Casa da Criança funcionam ao abrigo de Acordos de Cooperação entre a Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida e o Instituto da Segurança Social, I.P. / Centro Distrital da Guarda.